Digite o que você procura
Ao longo dos anos, as empresas passaram por uma reestruturação organizacional, no qual o espaço de trabalho precisou ser modificado para uma ambiente funcional e oferecer aos colaboradores conforto e segurança para a realização de suas tarefas.
A Arquitetura Corporativa tem por objetivo projetar, desenvolver e otimizar espaços de trabalhos que estejam de acordo com a atividade da empresa. Portanto, decorar ambientes com móveis ergonômicos e cores que estimulem a criatividade.
O projeto deve ser associado a cultura empresarial de maneira que incentive a troca contínua de experiências e informações entre os colaboradores e assim, contribuir para o sucesso da empresa.
O principal desafio da Arquitetura Corporativa é criar espaços funcionais que sejam adaptados às necessidades de agilidade nos processos, produtividade e comunicação.
Os projetos de arquitetura corporativa incluem adequações como climatização dos ambientes, iluminação eficaz, acústica adequada, infraestrutura correta para receber modernos sistemas de cabeamento, elétrica, equipamentos e ergonomia do mobiliário.
Todos esses aspectos devem ser integrados e adaptados de acordo com a imagem, marca, missão, visão e valores da organização. Além de seguir as legislações trabalhistas e normas de segurança determinadas como rotas de fugas, pisos adequados, acessibilidade e prevenção de incêndio.
Para compor ambientes favoráveis à criatividade, as empresas têm apostado em doses menores de formalidade. Assim, optar por espaços interativos, com jogos, televisão, puffs são as melhores opções para trazer descontração aos ambientes.
Uma dica importante é que o espaço não precisa ser totalmente reformulado e demorar meses para ficar pronto. A arquiteta Luana Milani aposta que os ambientes podem ser renovados com poucas alterações.